Evangelho
Mt:23,13-22
13. “Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Fechais aos outros o Reino dos Céus, mas vós mesmos não entrais, nem deixais entrar aqueles que o desejam.
15. Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Percorreis o mar e a terra para converter alguém, e quando o conseguis, o tornais merecedor do inferno, duas vezes mais do que vós.
16. Ai de vós, guias cegos! Dizeis: ‘Se alguém jura pelo Santuário, não vale; mas se alguém jura pelo ouro do Santuário, então vale! ’
17. Insensatos e cegos! Que é mais importante, o ouro ou o Santuário que santifica o ouro?
18. Dizeis também: ‘Se alguém jura pelo altar, não vale; mas, se alguém jura pela oferenda que está sobre o altar, então vale! ’
19. Cegos! Que é mais importante: a oferenda ou o altar que santifica a oferenda?
20. De fato, quem jura pelo altar jura por ele e por tudo o que está sobre ele.
21. E quem jura pelo Santuário jura por ele e por Deus, que habita no Santuário.
22. E quem jura pelo céu jura pelo trono de Deus e por aquele que nele está sentado.
Reflexão:
Para refletir o que Jesus quer dizer neste seginte texto: A hipocrisia, falsidade, enganação dos letrados quem leem escrituras, (doutores e fariseus da lei). Esses letrados do tempo de Jesus que pregava com rigidez o cumprimento das normas. Orientava o povo no seguimento do reino de Deus. Mas uma orientação desviada, pois são cegos que querem guiar outros cegos. Pois a principal intenção que brotam no seu coração não são a verdade do Cristo Jesus, mas sim do mundo, o ouro, a prata, as vantagens e status sociais a qual vivem muitos dessem mundi, querendo gozar, com os vários títulos.
Jesus diz: ai de vois Fariseus que diz: 'Se alguém jura pelo Templo, então não vale; mas, se alguém jura pelo ouro do Templo vale, então vale'! Insensatos, loucos, medíocres. O que vale mais o ouro ou Templo que santifica o ouro. O altar ou a oferta. Quem santifica a oferta, certamaente o altar.
Então, Fariseus parecem de ser hiprócritas querendo ser importante ensinando doutrina que leva apenas a perdição, como o extremismo ao dinheiro, padrão social, benesses e regalias desse mundo.
Portanto, o caminho da verdade não se encontra nas leis severas e pesadas que são imposta de forma truculenta e absurda, muita vezes tentando nos enquadrar e alienar, mas uma lei que brota do amor, santidade, autenticidade que é dizer e fazer.
Portanto, o caminho da verdade não se encontra nas leis severas e pesadas que são imposta de forma truculenta e absurda, muita vezes tentando nos enquadrar e alienar, mas uma lei que brota do amor, santidade, autenticidade que é dizer e fazer.
--------------------------------------------------------------------------------