Está na sala de aula atuando como professor de sociologia nas escolas de ensino médio: relatao pessoal de uma aula da disciplina estágio supervisonado. Estou com uma disciplina no curso de sociologia, que aparentemente seria muito fácil, imaginei seria muito tranqüilo, em virtude de está em uma turma especial, abertas apenas para alunos remanescentes, com cinco (05) alunos apenas. Ainda mais com a alegação do professor apresentar cheios de ocupações: coordenação do curso de pedagogia, aulas na graduação, pós-graduação, oreintandos de mestrado, pibic, doutorado, enfim, opa, pensei, um curso tranqüilo. Não vai exigir muito. Que nada, pois até momento estou muito enganado. Pois o professor é muito experiente, capacitado e inteligente, nos proporcionou trabalhos práticos bastante árduos. Uma pesquisa em uma determinada escola para levantamento como todo da instituição.
O professor é muito bom. Sua metodologia para disciplina estágio supervisionado II, compete a entrega de relatórios e discussões da própria produção dos textos. Logo a aula só terá prosseguimento com aquilo que tivermos entregues. No nosso caso, uma escola pública que nela exista aula de sociologia no ensino médio.
De fato, esse curso, estágio supervisionado II, é muito inusitada e interessante, porém nada fácil para obter a aprovação. Mas como estudante, e como ser humano sempre procuramos as coisas mais fáceis e simplificadas, pois temos a falsa ilusão que são as melhores e mais inteligentes. Pois nossa cultura nos impõe o jeitinho brasileiro, de ganhar as coisas com facilidades.
Contudo, precisamos nos colocar no processo com seriedade e responsabilidade, afastando as possíveis apatia, negligência, desinteresses aos trabalhos inseridos. É preciso fazer bem todas as coisas com as quais nos competem fazer, e fazê-las muito bem. E assim, ponto para professor. Hoje memso me fez uma cobrança.
As justificativas para revelar a ineficiência ou negligência não são interessantes. Mas vale a dedicação e esforço de buscar trabalhar para realizar com êxito, perfeição e satisfação.
Então, por que da investigação, pesquisa de uma disciplina cunhada com sociologia no ensino médio? Será apenas mais trabalho para os alunos? e muito pouco construtivo pois a disciplina é muito chata? Será mesmo?
Os sociólogos e professores dessa disciplina tem um papel social muito importante na sociedade. É essencial um contribuição para o processo humanitário e intelectual dos jovens e adolescentes dno tempo vigente. Não ser apenas mais um professor inserido na grade curricular da escola, tendo como meta, o econômico, mas a função social de boas condutas, comportamentos éticos, morais, capacidade cognitiva de pensar crítico e construtivo, a ponto de construir relações sociais estáveis, autênticas, verdadeiras.
Na sociologia é preciso entender que a sociedade constrói socialmente e não é algo naturalizado, definido e fechado, mas está em constante e contínua mudança.
Façamos a diferença!!!! Estudar e capacitar para então responder com seriedade os desfios que nos são propostos.