O ser humano é necessitado de pessoas que as façam crescer, partilhar, acolher, amar e sentir-se amado. Um dos meios para acontecer essa relação é a amizade. Amizade é compromisso selado por Deus. Amigo é diferente do irmão. O amigo (a) nós escolhemos, selecionamos, diferenciamos de tantos outros, os irmãos não, nos vem pronto, e logo, não temos a possibilidade de o escolher.
Uma verdadeira amizade se conhece pelo que o outro É, e não pelo que o outro TEM. Aquilo que o amigo pode me oferecer como a essência de uma verdadeira amizade É: respeito, carinho, confiança, ternura, acolhimento e gratuidade, algo vital para o ser humano. Essencial por que são valores indispensáveis para qualquer relacionamento que se preze em um crescimento autêntico da pessoa humana.
Todo ser humano tem necessidade de uma amizade autêntica. Um amigo (a) é algo que em palavras é difícil traduzir. Mas podemos reconhecer nos seguintes aspectos: Ele nos faz melhor do que já éramos, nos faz crescer, confiar e acreditar nas suas palavras, sabe acolher, escutar, partilhar sua vida. Ele redimensiona para outras amizades.
O amigo não cobra nada ao outro: como carinho, atenção, respeito, ciúme, pois sabe da amizade que tem. A amizade pode-se dizer que é o centro da boa relação, e como tal, não é pegajosa, possessiva, centralizadora, autoritária, chantagista, mas ao contrário redimensiona o ciclo de amizade. O amigo consciente sabe que o relacionamento de uma amizade entre duas pessoas não pode ser fechada em ambos, mas ao contrário, ampliam-se os laços a vários permitindo que outros se aproximem. Portanto uma amizade verdadeira não nasce pronta e acabada, mas está em contínua construção.
A amizade respeita os limites do outro, sabe perdoar, ama gratuitamente, sem interesse algum, é o amor ágape, pois sabe que o ser humano está no processo de descoberta e autoconhecimento. O amigo chega perto, orienta, alerta, corrige e, sobretudo, ama generosamente sem pedir nada em troca. Apenas ama...
É bom termos amigos!!! Partilho com vocês que estou descobrindo verdadeiras amizades nesse caminho de sacerdócio que venho trilhando. Peço que as pessoas me olhem, sobretudo, com o olhar de Deus. Minha “imagem” sirva para o outro como um complemento do amor que Deus tem para nos conosco. Meu olhar, minhas palavras, meu sorriso, minha essência e tudo que o criador sonhou para mim possam levar as pessoas para o amor de Deus. E não levá-los a uma visão deturpada e ilusória daquilo que eu sou.
Que a amizade seja o ponto de encontro para se re-encontrar com Deus!!!
Shalom do Pai!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário