Saudação, graça e paz a todos os blogueiros ligados no (EFFATA). Estive sem escrever nestes últimos meses, bem sabido. Vamos retomar o ritmo postando algumas questões significativas que, ora inquieta e desperta a imaginário humano.
Dias atrás passou a circular nos meios de comunicação nacional algo que deixa desconcertado para nós católicos. A CONFISSÃO POR MEIO DO IPHONE. Ao chegar na casa de um casal da Equipe de Nossa Senhora, fui indagado sobre a notícia veiculado na mídia sobre a confissão. O casal perplexo, questiona: - Erasmo, que história é essa que pode se fazer confissão por meio de uma aparelho eletrônico, substituindo a confissão presencial, entre o penitente e o sacerdote? Como que intrigado com a notícia fiquei refletindo sobre a questão, para tentar responder, ou mesmo tirar suas dúvidas e, pudesse trazer a serenidade ao seu coração. Como não sabia do teor da reportagem, fiz minha colocação pessoal, do tipo: Acho que isso, foi uma notícia não tão verdadeira, e penso que o papa não se pronunciou inteiramente a favor, como se a confissão por meio de um aplicativo tecnológico venha substitui a confissão. A confissão é um dos sete sacramentos que, não pode ser posto de forma superficial e artificial. E, diante das minhas limitações sobre o sacramento da confissão, não tenho elementos significativos para falar sobre o sacramento da confissão, mas o que sei digo: Qualquer sacramento é preciso: a matéria e a forma. Matéria, ou seja, no caso da confissão, o penitente apresentados seus pecados. Fórmula – Perdão dos pecados em nome do Pai, Filho e Espírito Santo. Seguindo de um arrependimento sincero do penitente. Assim, se não existe um arrependimento sincero não é válido a confissão, e ou padre não dá a absolvição.
O aplicativo não foi criado para substituir as confissões presenciais, mas ajuda os católicos no processo de admitir pecados aos padres em uma cabine de confissão.
Portanto, as notícias passadas por muitos canais de televisão, matérias escritas, jornais, não condizem com a verdade que a Igreja católica se coloca, mas ao contrário, deturpa muitas vezes de forma medíocre e maldosa os pronunciamentos do santo pontífice, Bento XVI.
O papa Bento XVI ao se colocar a favor dos meios de comunicação, nos últimos meses, não tem nada ver com essa criação Iphone, mas se pronunciou a favor dos meios de comunicação como favorável, se bem utilizado para evangelização. O aplicativo Iphone visa ajudar o penitente a um exame de consciência e não a substituição da confissão presencial, pois para isso precisa de um diálogo entre o padre e a pessoa.
”Recebei o Espírito Santo.
A quem perdoardes os pecados, serão perdoados;
a quem os retiverdes, ficarão retidos” (Jo 22, 22-23)
Deixe seu comentário!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário