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1. O ESSENCIAL É INVISÍVEL AOS OLHOS. : DIGA SIM TODO DIA AO AMOR DE DEUS

Biblia catolica

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Leitura do dia


- Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês são como túmulos pintados de branco, que por fora parecem bonitos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de podridão. Por fora vocês parecem boas pessoas, mas por dentro estão cheios de mentiras e pecados.
- Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês fazem túmulos bonitos para os profetas e enfeitam os monumentos das pessoas que viveram de modo correto. E dizem: "Se tivéssemos vivido no tempo dos nossos antepassados, não teríamos feito o que eles fizeram, não teríamos matado os profetas." Assim vocês confirmam que são descendentes daqueles que mataram os profetas. Portanto, vão e terminem o que eles começaram!

Fariseus, hipócritas, sem transparência Sepulcros caiados este é o título que o Senhor Jesus dá aos doutores e fariseus senhores da lei. A lição fundamental que Jesus que tirar do comportamento falso e hiprócrita desse donos da verdade, está exatamente na dualidade da vida ambígua, entre aquilo que diz e pratica. A falta de coerência, testumunho evangélico, poi na sua índole o importante é o dizer, em contrapartida nada de fazer. E Jesus anuncia; vocês são sepulcros caiados, porque por fora estão limpos mas por dentro são podres. Exatamente para dizer que não sabem unir, integrar a vida exterior com a interior. Deus exige de nós uma postura que expresse na dimensão exterior tanto quanto interior. Não adianta está falando e pregando bonito, curando, o essencial é viver, transbordar o coração palavras de verdade, sincera, justiça, serenidade, e sobretudo coerência. Jesus em outro momento vai acusár os Fariseus de homens que limpam o corpo por fora, mas por dentro estão imundo. Também engole um camelo mas arota um mosquito. Pra dizer: não admite erros dos outros, condena, acusa, crucifica, mas nele mesmo é complacente, permissivo, tolerante com seus erros, que são muito maiores, uma vez que, conhecem a verdade, daquio que é certo e errado.


Sem. Erasmo

FÉ E CIÊNCIA


A ciência trata de questões objetivas, científicas e experimentais. Em outras palavras, tudo deve ser comprovado mimetricamente. Diz-se que ciência não adequa a fé, ou seja, nãose unem em forma alguma, pelo fato de que a razão é do plano das coisas palpavéis, sensíveis e a fé; metafísica, transcendente, logo inseparável, como que duas fontes de água com sabores diferentes.
A fé é criterio da religião, crenças, "fábulas" como queiram colocar alguns céticos. A fé no plano das necessidades dos ingênuos, alienados, irracionais. Assim na grande maioria é vista a fé, principalmente dentro dos meios acadêmicos, letrados, racionais. E assim é pejorativamente tratado com desprezo, preconcieto, arcaico e negando a possibildde de alguém se identificar e atrelar algum credo religioso.
Justamente porque a razão é a credibilidade extrema na razão que ela tem fé, agora nela mesma, quase como dogma. Arazão é em si mesma dona da verdade. A ciência, mundo da pesquisa, objetivação se coloca ingenuamente como última verdade de fé. E como tal, sabemos que a ciência apesar de todos os seus avanços amparados pelos meios tecnico-científico apresentam inúmeras lacunas, com as teorias e afirmações mutáveis sobre o mundo, natureza, humanidade. Além das discondancia de algo que foi comprovado decadas anteriores, que no momento presente era tida como verdade inrefutável, incontestável, mas agora é superada, como a física clássica de Newton, passando para a física quântica e etc.
Contudo, a fé tem por objetivo alcançar a VERDADE pois essa é a principal finalidade. Verdade que estabelece seu ponto último na pessoa de Jesus Cristo como Filho de Deus. Por outro lado, a razão trás em seu íntimo a mesma intenção que é encontrar a verdade, porém por meio das realiadades materiais, ous eja, visivies e reais. Sendo assim, ambas tem o mesmo objetivo e ponto em comum. Porém é sabido, que no plano da fé só possivel enxergar com a verdade do coração, tais como os milagres da suprema eucaristia, no corpo e sangue de Jesus, isso que é impensável para os racionalistas.
No entanto, pode-se dizer que o desejo intenso da razão e encontrar a razão, mas que por si mesma é uma contínua busca, algo que pela fé, podemos garantir a verdadeira verdade e suprema sabedoria, o Cristo Jesus.
Com isso, não quero negar a importância da razão, pois ela é extremamente útil e valiosa para o despertar de novos conhecimentos, mas afirmar que a fé é  superior as realidades terrenas, uma vez que, é passageira e mutável.   

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