Primeiro passo, o candidato precisa ser escolhido por Deus para que de fato possa submeter ao processo de formação ao sacerdócio. Aquele que se coloca no interesse de ser padre deve sentir-se chamado por Deus, deixar conhecer a vontade de Deus e buscar compreender os sinais que Ele apresenta, pois Dele é melhor que ele quer para cada um de nós. Mas como são esses sinais? A grandeza de um Deus de amor e bondade transmite sua vontade de várias formas, mas de modo particular, no intimo do coração do homem. Eis que ponho em teu coração as minhas palavras de modo que possas ser dirigido por minha preença que está dentro de ti. Por meio do nosso batismo fomos consagrados, ungidos pela força do Espírito Santo que se apresenta como vento impetuoso, consolador, paráclito que é o o Deus Emanuel, Deus conosco.
O padre na igreja católica é submetido a vivenciar um longo período de estudos diante de três dimensões específicas: celibato, pobreza, obediência. O bispo é aquele que dirige, ordena, transmite com fidelidade a doutrina da santa Igreja católica. E como candidato que se pretende vivenciar os valores, verdades, precisa está em comum acordo, plena comunhão com o seu bispo. Celibato, pobreza e obediência. Três promessas que precisam está bem claras no nosso processo de vocacional.
Além é claro de um trabalho intenso na estrutura do SER do candidato que se resume: a dimensão intelectual, humana-afetivo, espiritual, comunitária, pastoral estas cinco dimensões precisam integrar harmonicamente. Uma deve está em plena sintonia, a exemplo de um instrumento de cordas, violão: para saber tocar de forma suave, prazerosa você precisa afinar bem o instrumento, isso é indispensável. Da mesma forma o candidato que deseja passar por este processo, que de fato e árduo e complicado, mas sem dúvida prazerosa e gratificante para aquele que trás como certeza da verdade introduzida por Deus ao seu coração precisa está afinado, integrado, compactuado com a vontade de Deus.
É um processo longo e gradual. O tempo mínimo de estudos são sete anos. Para aquele que está habilitado para o curso de filosofia, de três (03) anos e quatro (04) de teologia. Mas antes disso, precisa passar por encontro vocacional que será acompanhado por uma equipe e decidirá se está apto para a fase do propedêutico. Um ano de preparação comunitária vivendo como seminarista menor, diante de um pequeno grupo, morando juntos e capacitando para o vestibular de filosofia no final do ano.
Os candidatos aprovados irão para outra etapa que serão os términos de filosofia e teologia no Seminário Imaculada conceição no bairro no Castelo Branco. Que será apresentado toda uma diretriz baseada nas cinco dimensões acima citada.
Terminando esse processo de estudos e formação com os padres constituem formadores durante todo o processo formativo. o tempo cronologicamente disponiblizado são de 9 anos. Além é claro de um ano de estágio, mas um ano até chegar ao diaconato seguindo do presbiterado. Assim,, totalizando um tempo de 11 anos de estudos e formação.
Estou apresentando o tempo de estudos para o sacerdócio de um padre diocesano, e não especificando um padre na dimensão religiosa, que depois irei fazer a distinção e explicitar alguns pormenores da estrutura formativa do Seminário da Arquidiocese da Paraíba.
Aquele que sente o chamado de Deus para ser sacerdote não tenha medo, coragem siga em frente confia em Deus e sinal que ele te apresenta, deixa que Deus fale ao seu coração com o Pai que deseja o melhor para o seu filho.
Quem aposta em Deus jamais se decepcionará, caso ainda não tenha tanta certeza, coragem aposte, coragem seja decidido a ser valente e desprender de tudo para seguir unicamente o Bem maior e superior a todas as outras coisas.
Deus te abençoe!!! Falaremos mais sobre esse assunto, por enquanto espero que possa te ajudar a discernir o chamado de Deus para sua vida.
Caso deseje saber mais, procure um padre mais perto da sua paróquia ou entre em contato pelo email: erasmotta@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário