"In interiore homine habitat veritas" Teólogo Santo Agostinho.
Veja que frase profunda: no interior do homem mora a verdade. No íntimo do coração humano habita grandiosamente Deus, que é uno e trino. Ali, é o local a qual podemos dizer inviolável, intocável, em relação a ação nefasta do demônio. Existe secretamente em nosso coração, uma parte que em nenhum momento a ação do demônio pode nos atacar ou prejudicar. O que existe infelizmente, é um coração recheado de capa de pecdos e sujeiras que impedim e dificultam Deus habitar e falar em nosso coração. Justamente porque em volta desse coração criou uma crosta tão cheia de desamor, deagrado ao nosso senhor Jesus Cristo, que é incapaz de dialgoar e comungar com as verdades que existem em nosso coração, como aplica a palavra do Deuterônomio: "
'A lei que hoje te imponho não está acima das tuas forças nem fora do teu alcançe. Não está no céu, para digas: "Quem subirá por nós ao céu e nos irá buscar e nos fazer ouvir para que a obsrvemos?" não, ela está muito perto de ti: está na tua boca e no teu coração; e tu podes cumpri-la" (30,11-14)
Perceba que a lei de Deus está em nosso coração, é o mesmo que dizer, é Deus que está no coração, e isso, é inviolável, pois Deus é supremo, eterno e poderoso. Em nós ele habita e não podemos dizer que nossa boca e nosso coração não sabias que determinado fato, ou realidade seria certo ou errado, pois Deus é ontológico em nosso SER, isso significa que ele está presente em nossa natureza, e nós dependemos Dele, necessitamos do seu amor, e só teremos descanso, quando repousar em seu amor de Pai.
Desculpa, agora não existe engano, ou disfarçe para nosso erro, ou pecado, quando cometemos e dizemos: eu não sabia que era pecado, erro, desvio ao projeto de Deus. Pois ele mesmo infundiu seu Espírito, que é, Ele mesmo, para certificar que a alegria se faz em nós ao fazer sua vontade, e por conseguinte, nos entristece, e oprime o Espírito quando O ofendemos.
Por isso, possamos cultivar um amor em nosso coração semeado os acertos cada vez mais, e distanciar dos erros que nos impedem de falar e enxergá-Lo como de fato é: