A ciência trata de questões objetivas, científicas e experimentais. Em outras palavras, tudo deve ser comprovado mimetricamente. Diz-se que ciência não adequa a fé, ou seja, nãose unem em forma alguma, pelo fato de que a razão é do plano das coisas palpavéis, sensíveis e a fé; metafísica, transcendente, logo inseparável, como que duas fontes de água com sabores diferentes.
A fé é criterio da religião, crenças, "fábulas" como queiram colocar alguns céticos. A fé no plano das necessidades dos ingênuos, alienados, irracionais. Assim na grande maioria é vista a fé, principalmente dentro dos meios acadêmicos, letrados, racionais. E assim é pejorativamente tratado com desprezo, preconcieto, arcaico e negando a possibildde de alguém se identificar e atrelar algum credo religioso.
Justamente porque a razão é a credibilidade extrema na razão que ela tem fé, agora nela mesma, quase como dogma. Arazão é em si mesma dona da verdade. A ciência, mundo da pesquisa, objetivação se coloca ingenuamente como última verdade de fé. E como tal, sabemos que a ciência apesar de todos os seus avanços amparados pelos meios tecnico-científico apresentam inúmeras lacunas, com as teorias e afirmações mutáveis sobre o mundo, natureza, humanidade. Além das discondancia de algo que foi comprovado decadas anteriores, que no momento presente era tida como verdade inrefutável, incontestável, mas agora é superada, como a física clássica de Newton, passando para a física quântica e etc.
Contudo, a fé tem por objetivo alcançar a VERDADE pois essa é a principal finalidade. Verdade que estabelece seu ponto último na pessoa de Jesus Cristo como Filho de Deus. Por outro lado, a razão trás em seu íntimo a mesma intenção que é encontrar a verdade, porém por meio das realiadades materiais, ous eja, visivies e reais. Sendo assim, ambas tem o mesmo objetivo e ponto em comum. Porém é sabido, que no plano da fé só possivel enxergar com a verdade do coração, tais como os milagres da suprema eucaristia, no corpo e sangue de Jesus, isso que é impensável para os racionalistas.
No entanto, pode-se dizer que o desejo intenso da razão e encontrar a razão, mas que por si mesma é uma contínua busca, algo que pela fé, podemos garantir a verdadeira verdade e suprema sabedoria, o Cristo Jesus.
Com isso, não quero negar a importância da razão, pois ela é extremamente útil e valiosa para o despertar de novos conhecimentos, mas afirmar que a fé é superior as realidades terrenas, uma vez que, é passageira e mutável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário