Seguidores

1. O ESSENCIAL É INVISÍVEL AOS OLHOS. : DIGA SIM TODO DIA AO AMOR DE DEUS

Biblia catolica

terça-feira, 10 de maio de 2011

Debate: Protestante, espírita, católico

Graça e paz da parte de Jesus Cristo  que Ele alcance profundamente seu coração. Gostaria de partilhar sobre um evento muito importante e interessante para nós cristãos e seminaristas do Sapic. (Seminário Arquidiocesano da Paraíba). No dia 04 de maio, tivemos em nossa casa de formação, a presença do Pastor Estevão, da Iº Igreja Batista de João Pessoa, certamente uma referência para os protestantes na Paraíba. A presença do Sr. e Doutor Severino Salestino, professor da UFPB, (Universidade Federal da Paraíba) e representante da doutrina Espírita Kardecista. (Alan Kardec) e o Padre e professor André Vital, pertencente a congregação do Sagrado Coração de Jesus (SCJ). Bem essas ilustres personalidades das respectivas correntes religiosas passaram em nossa casa de formação para um "Debate" ou melhor uma conferência, será melhor expor esse termo, pois eles ficaram incumbido de falar sobre o corpo doutrinário das suas respectivas correntes religiosas, tomando como fundamento a dimensão da realidade comunitária.

Cada expositor teve 20 minutos para abordar o seu tema: A finalidade do encontro foi proporcionar maior esclarecimento e entendimento sobre as doutrinas acima mencionadas. Claro, não teve o intuito de acentuar a dimensão ecumênica,  longe disso, porque, respeitando a pessoa do expositor das questões espíritas, mas em hipótese alguma fazemos comunhão com corpo doutrinário dos espíritas, simples, pois eles tem sua fé baseada na dimensão reencarnacionista, visão evolução dos espíritos, desprezando a importância do corpo, mas tão somente enfatizando o Espírito. Logo não foi essa a intenção, elaborar uma questão ecumênica, mas perceber aquilo que nos une enquanto questão de fé, pessoa relacional com Deus e com as pessoas.

O pastor Estêvão foi muito feliz ao introduzir suas palavras ao dizer que a pessoa do Severino Selestino, mesmo não concordando com os pressuposto filosóficos da doutrina espírita, temos que respeitar a pessoa humana, pois é homem de trabalhos belíssimos na cidade de João Pessoa. E, se colocando na condição de expositor, cabe a nós acreditar, concordar ou não o que nos foi dito.

O Pastor Estêvão abordou como centro da doutrina protestante, três pilares bases para ser um protestante. Ter como fonte de verdade Apenas a bíblia, "solo a bliblia" a fé e a graça. Só existe fonte de verdade om que está na bíblia. A fé é pressuposto único na pessoa do Cristo. Só Nele está a salvação E apenas a Graça. a salvação é mérito tão somente de Deus, Nele é que nos dará a salvação, logo não requer atos humanos que compre a salvação, só pertence a Deus.

Por outro lado, a fé católica baseada nas palavras do padre que representava a instituição católica. Que nos trouxe como fundamento a dimensão do Cristo Jesus, que é verdadeiramente homem e Deus. Sua natureza é  divina e sua humanidade terrena. Abordou que temos o tripé da ´fé: A Sagrada Escritura, Tradição e o Magistério da Igreja. Nossa fé é em Jesus Cristo, nunca foi colocada a fé em vela, imagens, crucifixo. A Igreja Católica professa sua fé todos os domingos a partir do seu Credo: Creio em Deus Pai, todo poderoso, Criado do céu e da terra e por seguinte (...) e então, essa é a essência basilar da fé católica. Quando alguém nos acusa, condena e professa asneira contra fé católica é porque de fato não conhece de fato.

Em suma, a conferência foi brilhante, riquíssima em questão de conteúdo, confesso que sai muito mais convicto na minha fé, e posso dizer que sou católico por convicção, e não trocarei minha fé por outra fé. Apesar das minhas críticas e desencantos muitas vezes com a humanidade frágil de muitos membros da Igreja. Mas em questão de fé, doutrina, ela é mais completa que todas as demais. Crê no Deus que Uno e Trino, e que dá a mesma dignidade para corpo, mente e espírito são autônomos mais interdependentes, não se separam. Deus tem um corpo, revelou a seus discípulos e apresentou enquanto Filho de Deus, logo não devemos desprezar mas compreende no ser humano em sua totalidade.

Nenhum comentário:

leia a bibilia

Envie para seus amigos, visite nosso NOVO SITE www.atos2.net

Envie para seus amigos, visite nosso NOVO SITE www.atos2.net